HO HO HO

Hoje é dia de fazer a árvore de Natal e pôr a granola no sapatinho!

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GlutenSEMAÇUCARveganoORGANICO

Para quem ainda não conhece, a nossa granola é 100% saudável e tem como ingredientes aveia, flocos de trigo sarraceno, flocos de millet, coco ralado, sementes de girassol, caju, amêndoa, açúcar mascavado, geleia de arroz, óleo de coco, sementes de linhaça, sementes de chia, canela e sal.

Esta é uma edição limitada em frasco de vidro (430g) e tem o valor de 10€.

Fazemos entregas gratuitas em Lisboa. Mais informações através do info@cacaucru.net

 

 

É Natal!

Está na altura de começar a comprar os presentes de Natal e aqui têm uma (ótima) sugestão! Um presentinho útil e bem saudável. Para quem ainda não conhece, a nossa granola é 100% saudável: sem glúten, sem açúcar refinado e vegan. E esta é uma edição limitada de 430g em frasco de vidro.

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Encomendas através do email info@cacaucru.net

Bolo mármore

 

Olá! Este vai ser um fim de semana de frio e chuva, ou seja, perfeito para ficar em casa. Adoro bolo mármore e por isso decidi adaptar a receita tradicional e trocar os ingredientes “maus” por bons.

 

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Este bolo é muito fofinho, tem alguma humidade e é perfeito para um lanche, a acompanhar um chá ou como eu adoro, uma bebida de cereais bem quentinha.

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BOLO MÁRMORE

GLUTEN FREE | DAIRY FREE | REFINED SUGAR FREE

1/2 óleo de coco | 1 cup rapadura (ou açúcar mascavado) | 3 ovos | 2 tsp extrato de baunilha 2 cups de farinha sem gluten | 1/2 tsp goma xantana | 1 tsp fermento | 1/2 tsp bicarbonato 1/4 tsp sal | 2/3 cup bebida vegetal | 1/4 cup cacau cru | 2 tbs água morna

Pré-aquecer o forno a 180º e untar uma forma de bolo inglês com óleo de coco.

Numa taça grande, juntar o óleo de coco e o açúcar e bater até obter um creme fofo. Juntar a baunilha e os ovos um a um. Noutra taça, juntar a farinha, goma xantana, fermento, bicarbonato e o sal. Adicionar a mistura da farinha à massa aos poucos e alternadamente com a bebida vegetal até estar bem incorporada. Dividir a massa por duas taças.

Numa tigela, dissolver o cacau na água e juntar a uma das partes da massa.

Deitar as duas massas de bolo na forma e com a ajuda de uma colher fazer movimentos circulares para fazer o efeito marmoreado.

Deixar cozer por aproximadamente 45 minutos ou até o palito sair limpo. Depois deixar arrefecer uns 20 minutos antes de desenformar.

Bom fim de semana!

 

Bom dia alegria!

Confesso que sou uma morning person e a minha refeição preferida é o pequeno-almoço. Acordo sempre com fome, e depois de beber um grande copo de água com limão, ponho a água a ferver para o café e começo a fazer a minha primeira refeição do dia.

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Na verdade, não costumo variar muito, mas desde que descobri o Despertar de Buda da Iswari não quero outra coisa. É um super pequeno-almoço instantâneo de proteína de cânhamo, com trigo sarraceno, amêndoa moída, lucuma, chia, linhaça, e açúcar de coco.

O Despertar do Buda pode ser utilizado para papas juntando água ou uma bebida vegetal quente mas eu decidi experimentar fazer panquecas e foi das melhores descobertas dos últimos tempos. Ficam deliciosas, mantêm-me saciada durante horas e demoram no máximo 5 minutos a preparar.

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PANQUECAS DO BUDA

GLUTEN FREE | REFINED SUGAR FREE | DAIRY FREE | PALEO

2 colheres de sopa de Despertar do Buda | 1 ovo | 1 colher de sopa de bebida vegetal | 1 pitada de canela | óleo de coco

Colocar uma colher de sobremesa de óleo de coco numa frigideira anti-aderente e aquecer em lume médio. Enquanto o óleo aquece, juntar todos os restantes ingredientes e bater com um garfo. Deitar a mistura na frigideira e deixar cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até a panqueca ficar douradinha.

Depois é só acrescentar os toppings que mais gostam. Hoje a minha foi com framboesas congeladas, lascas de coco e um fio de geleia de coco.

Espero que gostem e não, esta publicação não é patrocinada pela marca.

Bom fim de semana!

 

 

 

Bolachas de banana e canela

Olá! Tenho estado ausente mas voltei para partilhar mais receitas saudáveis e deliciosas com vocês. O frio finalmente chegou (desculpem, mas eu gosto) e assim tenho a desculpa perfeita para ligar o forno e dar início à cookie season!

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Tinha duas bananas super maduras na fruteira, e como assim já ninguém as come, decidi fazer umas bolachas de banana e canela com um toque de chocolate.

Elas ficam fofinhas porque são paleo e não levam farinha mas são muito saborosas e perfeitas para um chá ao fim da tarde.

 

Bolachas de banana e canela

Gluten free | Refined sugar free | Dairy free | Paleo

1 1/2 cups farinha de amêndoa | 2 tbs de linhaça moída | 1/2 tsp canela | 3 tbs açúcar de coco ou mascavado | 1/2 tsp bicabornato | 1 pitada de sal | 2 bananas | 1/4 cup óleo de coco | 2 tsp extrato de baunilha | 1 ovo | chocolate 70%

Numa taça grande juntar todos os ingredientes secos (da farinha de amêndoa ao sal). Noutra taça, esmagar bem as bananas com um garfo, juntar o óleo de coco, a baunilha e o ovo. Deitar a mistura da banana nos secos e misturar bem.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, fazer as bolachas com uma colher de sopa achatá-las um bocadinho. Levar ao forno durante 10-15 minutos ou até estarem douradinhas.

Derreter o chocolate em banho-maria e mergulhar as bolachas (já arrefecidas).

Dica: estas bolachas com um chá de gengibre são uma combinação mais-que-perfeita!

 

 

 

 

It’s a wrap!

As férias podem ter acabado mas o calor não quer ir embora. Nestes fins-de-semana de Setembro a praia sabe ainda melhor, sente-se uma certa nostalgia do fim do verão e com menos gente na areia há mais espaço para nos deitarmos com a Caia.

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O último post deste verão traz uma sugestão de almoço para levar para a praia que não podia ser mais fácil: um wrap de atum que nem precisa de receita!

Os wraps são uma ótima alternativa ao pão, estes são de milho bio – sempre que posso fujo do trigo para evitar a barriga inchada. Basta abrir uma latinha de filetes de atum em água ou azeite, juntar os vossos vegetais preferidos e enrolar o wrap. Para mim fica perfeito com uns palitos de cenoura para uma textura crocante, e umas fatias de abacate para dar cremosidade.

Espero que o vosso Verão tenha sido incrível e que tenham gostado das nossas sugestões.  A retrée começa agora e é um ótimo pretexto para nos tornarmos ainda mais saudáveis.

Fiquem atentas ao facebook e ao instagram!

 

Genie in a bottle

Obrigada ao pequeno génio que teve a ideia de trocar os tupperwares por frascos de vidro! A receita de hoje vem em modo enfrascado e com jeitinho ainda cabe na clutch Mango.

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É na praia que as saladas sabem melhor e esta é uma salada diferente para fugir ao clássico alface + atum e etc. É uma salada cheia de nutrientes, com uma base de proteína e hidratos de carbono complexos.

Ainda para mais é vegan, mas mesmo para quem não é vegan é bom dar um descanso ao organismo dos produtos animais e é ótimo para provar que uma opção vegetariana é igualmente nutritiva e nos mantém tanto ou mais tempo saciadas.

 

SALADA ENFRASCADA

INGREDIENTES

1/2 cup de quinoa seca | 1 lata feijão preto | 1/2 cebola | 6 tomates secos | 1/2 manga ou pêssego | 6 tomates cereja | molho vinagrete: azeite, vinagre, sal e 1 pitada de mostarda dijon

RECEITA

Cozer a quinoa como se coze arroz: 1/2 cup de quinoa (previamente lavada) para 1 cup de água e uma pitada de sal – são mais ou menos 10 minutos até a água ser completamente absorvida. Deixar arrefecer a quinoa e colocar no frasco com os restantes ingredientes.

Bom fim de semana!

 

 

Abençoado abacate

Nunca esteve tão na “moda” e ainda bem. O abacate é delicioso, super versátil e faz milagres à nossa saúde . Hoje trago-vos uma receita básica mas que vos vai saber pela vida quando estiverem na praia com a vossa Caia.

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Sou louca por guacamole! Sempre que tenho abacates no ponto aproveito para fazer. É que o abacate é um fruto com muita personalidade, podemos passar dias e dias à espera que amadureça e de repente já passou do ponto. É só uma questão de prática e de os ir apalpando para perceber em que ponto estão.

O abacate é rico em vitaminas A, B 1, B 2, E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Contém magnésio, que ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro, cálcio, ferro e fósforo.

Se ainda não estão convencidas, estes são os seus benefícios:

  • Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
  • Possui ação antioxidante
  • Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
  • Possui ação anti-inflamatória
  • Auxilia na desintoxicação do fígado
  • Evita fadiga mental
  • Ajuda na formação de ossos e dentes
  • Fornece energia aumentando a disposição

Guacamole

INGRDIENTES

2 abacates grandes ou 3 pequenos | 1/2 cebola | sumo de 1 limão | 1 punhado de salsa ou coentros | sal e pimenta | tomate cherry – opcional

RECEITA

Esmagar os abacates com um garfo, juntar a cebola picada e todos os outros ingredientes. Verificar o tempero e juntar o tomate cherry picado.

Não vale comer o guacamole com nachos! Acreditem que fica igualmente saboroso com tostas de arroz ou de milho e é muito mais saudável!

Bom fim de semana!

Beach burger​

Com uma onda de calor a aproximar-se, este fim de semana não vamos tirar os pés da areia. Para aproveitarem o dia inteirinho na praia trago-vos uma sugestão de almoço super leve mas cheia de nutrientes e de cor, como a linda Caia Irene.

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Não conheço ninguém que não goste de um bom hamburguer mas modéstia à parte, até os mais carnívoros gostam destes hamburgueres vegan. Desde que deixei de comer carne que ando a experimentar receitas de hamburgueres vegan e esta é a vencedora. Tem a proteína do feijão, os hidratos de carbono complexos da aveia e o sabor vai fazer-vos equecer a carne, acreditem!

 

INGREDIENTES

1 lata grande de feião encarnado | 2 cenouras raladas | 1/2 cup de flocos de aveia| 1/4 cup sementes abóbora | 1 tbsp azeite | 1/2 tsp canela | 1/2 tsp cominhos | 1/2 tsp coentros | 1/2 tsp chili | 1/2 tsp alho em pó | sal e pimenta

RECEITA

No procesador de alimentos, picar a aveia durante 10 segundos. Juntar metade do feijão e os restantes ingrediente até formar uma massa. Juntar o resto do feijão e envolver. Dividir a mistura em 6 hamburguers e levar ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.

Podem embrulhar o hamburguer numa folha de alface, juntar uma rodela de tomate e os vossos toppings favoritos.

Bom fim de semana!

 

Energia pura

Olá! Hoje sugerimos um snack cheio de energia! Sim, porque vida de praia pode ser muuuito exigente.

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Quem teve a ideia de juntar maçã e manteiga de amendoim merece um lugarzinho no céu. É uma combinação mais-que-perfeita, ótima para quando apetece um doce e que dá energia para um dia difícil entre mergulhos e banhos de sol com uma Caia.

Mas já vos consigo ouvir desse lado: “Manteiga de amendoim? Isso é super calórico!”

Sim, é.

MAS, são calorias boas. A manteiga de amendoim é rica em gorduras das boas, as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. E são estas gorduras boas que baixam o mau colesterol (LDL) e previnem as doenças cardiovasculares.

E melhor, esta manteiga é muito rica em Vitamina E (como já vos disse, ótima para a pele), Vitamina B3 e antioxidantes, para não falar da quantidade de proteínas que tem!

Maçã com manteiga de amendoim

Não é propriamente uma receita, basta cortar a maçã e barrar com a manteiga de amendoim.

O mais importante é que a vossa manteiga seja biológica e sem outros ingredientes se não o próprio do amendoim. O ideal seria fazê-la em casa mas há ótimas opções nas lojas de produtos naturais e supermercados biológicos.

 

Bom fim de semana!